15 junho 2009

...felicidade sim.

__Minha tristeza se parece com alguém se afogando; é como se ela tentasse subir a superfície, naquela ânsia desesperada contra um carrasco distraído - assim que vem a tona eu a empurro de volta, com aquele nó a rasgar a garganta e a contrariar a gravidade, querendo sair pela boca.
__Minha tristeza é mais fiel do que Romeu para Julieta. Ela retorna, me abraça, me engloba e me consome. Me estupra até, quando eu tento afogá-la demais.
__Minha tristeza é como vômito. Nunca vem, acontece e pára. Ela vem, acontece, reacontece, repete, dá bis, tris e sei lá mais o quê; até você ter a impressão de que não vai sarar nunca, e que não há nada a ser feito para impedi-la.
__Minha tristeza é como soluço. Se teme que ainda não tenha passado, toma litros e litros de água até ficar mal, tenta todas as macumbas e até tirar da cabeça, pensar em outra coisa, mas sempre volta, e sempre se pega com a frase 'ela ia voltar, como eu fui pensar que não..?'. Ela sempre está ali, à espreita, vigilante.
__Minha tristeza me distorce inteira; por mais que eu me revolte, ela torce meus músculos da face, aperta minhas glândulas, me espreme as lágrimas. Sua mão é cruel, e me faz encolher.
__Minha tristeza me arranca os sabores da boca, deixa só aquele eco amargo da laranja, aquela vagueza de espírito me amarrando a língua.
__Minha tristeza me desenterra remorsos, me tira a poesia e a literatura do mundo; ela torna tudo seco e arenoso e marrom. Ela transforma o Paraíso do Gênesis em Mendoza, sem as montanhas ao longe, sem o céu complacentemente azul.
Ela me sufoca. E eu não consigo arrancá-la de mim.

Um comentário:

m.regina disse...

Escreva sobre seu sorriso, ele merece mais!
A tristeza, por mais bonita que seja, é egoísta e se nutre das pessoas e daqueles perto delas como um parasita gordo.
Pelas vezes que ele me fez esquecer das minhas tristezas, eu tenho uma dívida com seu sorriso, por isso de uma chance a ele de se tornar poesia também! ^^
Ps.: eu mesma faria mas minha mão está travada.